quarta-feira, 7 de julho de 2010

PROJETO E E TEODORO RONDON

PROJETO PARA UTILIZAÇÃO
DA SALA DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL

Escola Estadual Teodoro Rondon.
Tema:
E-mail: diminuindo distância.
Ano:
8º “B” - Matutino.
Justificativa:
Atualmente muitas pessoas comunicam-se por e-mail, pois é um sistema rápido e prático do que o correio convencional, porém também tem seus limites. Através desse projeto será orientado aos educandos como criar o seu e-mail e como usá-lo adequadamente: escrevendo textos de gêneros diversos e aprendendo regras que refletirão normas gerais de bom senso para a convivência dos milhões de usuários da rede (Internet).
Objetivos:
• Ensinar aos alunos como elaborar e manusear sua conta de e-mail;
• Escrever textos de diversos gêneros, considerando os elementos básicos de uma construção textual: coerência, coesão, clareza e concisão, utilizando os diversos recursos coesivos: conjunções, pronomes e advérbios.

Planejamento – etapas do projeto:
1. Explanação de como proceder na utilização correta de um e-mail. Distribuição de folhas com orientações desse procedimento. Será realizada uma leitura em conjunto no blog: http://danigestar.blogspot.com/
2. Elaboração da conta de e-mail para cada aluno, após explicação prévia da professora.
3. Explicação aos alunos de como funciona a caixa de e-mail.
4. Solicitação aos alunos que mandem um e-mail para um colega da sala com o seguinte assunto, avisando que tem um e-mail, e quem é você. Esperar resposta.
5. Trabalhando com textos: pesquisa no Google dos textos que serão solicitados. Selecionar, copiar e colar no Microsoft Word, organizá-lo e após selecionar, copiar e colar no e-mail, mandar para o colega. Esperar resposta.
Textos para pesquisa:
- Poéticos: lírico, letra de música.
- Narrativos: contos, crônicas.
6. Preparação de um texto para ser anexado:
- Pesquisa na internet de um artigo de opinião ou reportagem, cujo tema aborde sobre o preconceito (etnia, sexo, idade e necessidades especiais). Selecionar, copiar e copiar no Microsoft Word para organizá-lo. Pesquisa de uma imagem que ilustre o texto escolhido. Após voltar para o e-mail, escrever um recado e mandar como arquivo anexado.
7. Visitação a um site de um jornal local, escolha de uma notícia para posterior postagem de comentário.
8. Produção de um texto, relatando sobre como o foi o trabalho sobre a exposição “Lembranças que marcaram...”, escrever no e-mail e enviar para o e-mail da professora.
Recursos:
• Papel sulfite, fotocopias;
• Computador: Programa editor de texto: Microsoft Word e Internet.
Avaliação:
• Participação e interesse dos discentes no decorrer das aulas.
• Dialogar com os alunos a respeito das dificuldades encontradas para produzir e-mails e a respeito das descobertas que fizeram.


Coordenação da Sala de Tecnologia: Andréia Vanessa Barrêra

Disciplina: Língua Portuguesa

Professora: Daniela França Santana

2 comentários:

Ivanilza disse...

Tornar uma aula diferente e intessante, ás vezes custa muito menos do que imaginamos! Professora Daniela! Parabéns alunos!
Coordenadora Ivanilza

Ivanilza disse...

CORRIGINDO....
Tornar uma aula diferente e interessante, ás vezes custa muito menos do que imaginamos! Parabéns professora Daniela! Parabéns alunos!
Coordenadora Ivanilza